INCT-DT no MEDTROP-PARASITO 2019: presença marcante de cientistas dedicados a buscar soluções para doenças tropicais – Notícias | INCT-DT

Notícias

INCT-DT no MEDTROP-PARASITO 2019: presença marcante de cientistas dedicados a buscar soluções para doenças tropicais

No período de 28-31 de Julho de 2019 realizou-se, no Campus da Universidade federal de Minas Gerias (UFMG), o MEDTROP-PARASITO 2019, evento que reuniu os congressos de duas grandes sociedades científicas brasileiras: o 55º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e o XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Parasitologia. Além disso, associados ao MEDTROP-PARASITO 2019, aconteceram o ChagasLeish 2019 e o 4o Forum Social Brasileiro para enfrentamento de doenças infecciosas e negligenciadas.

 

O tema do congresso “Convergência e inclusão: em busca de soluções sustentáveis para o diagnóstico, tratamento e controle das doenças tropicais” integrou ciência, educação e tecnologia buscando, na interdisciplinaridade, benefícios para a saúde,  para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade. O MEDTROP-PARASITO 2019 contou com 490 palestrantes e mais de 3000 congressistas entre pesquisadores, estudantes e profissionais de saúde de instituições brasileiras e internacionais, além de membros da comunidade.  Foram abordados temas nas áreas de educação, clínica, infectologia, epidemiologia, vigilância epidemiológica, gestão e políticas de saúde, e fronteiras da ciência. Foram realizadas 78 conferências, 65 mesas redondas e 26 mini-conferências, distribuídas em 13 eixos concomitantes. Além disso, foram realizados 12 cursos e 7 oficinas. Instituições parceiras, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Ministério da Saúde, a Drugs for Neglected Diseases Initiative (DNDi), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), INOPAT, Beckman Couter, SBMT, SBP, feira solidária entre outros, estiveram presentes. A abertura oficial do Congresso contou com a presença do Ministro da Saúde, Dr Luiz Henrique Mandetta, que anunciou o lançamento de programas de apoio `a pesquisa aplicada em doenças tropicais num montante de 50 milhões de reais.

 

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Doenças Tropicais (INCT-DT) foi presença de destaque no MEDTROP-PARASITO 2019. Abrindo a participação do INCT-DT, nosso coordenador, Dr Edgar Marcelino de Carvalho Filho, proferiu uma conferência tratando do importante ponto de como co-morbidades influenciam a leishmaniose tegumentar. Particularmente, Edgar falou do papel da diabetes e da obesidade em modificar a apresentação clínica e resposta terapêutica na leishmaniose tegumentar. Sua conferência foi seguida pela mesa redonda formada por pesquisadores do INCT-DT, discutindo as contribuições do nosso instituto para o combate de doenças tropicais. Dr Lucas Pedreira de Carvalho (FIOCRUZ-BA) discutiu o potencial uso de inflamassomas como possíveis alvos terapêuticos na leishmaniose cutânea. Em seguida, Dr Paulo Roberto Lima Machado (Serviço de Imunologia, UFBA) apresentou resultados de ensaios clínicos de importantes alternativas terapêuticas desenvolvidas dentro do INCT-DT.

 

Dra Olívia Bacellar (Serviço de Imunologia, UFBA) mostrou dados recentes do grupo, abordando o papel do cão como reservatório da Leishmania brasiliensis na região endêmica de Corte de Pedra, alertando para um importante ponto de

intervenção para eliminar ou reduzir a transmissão da doença. Fechando a mesa do INCT-DT, Dra Lea Castelucci (Serviço de Imunologia, UFBA) apresentou estudos correlacionando aspectos genéticos `a leishmaniose tegumentar no Brasil. Outros membros do INCT-DT participaram em outras atividades no MEDTROP-PARASITO 2019, mostrando nossos trabalhos nas áreas de tecnologia, imunoregulação, vacinas, dentre outras. Dentre eles, citam-se Dr Ken Gollob (ACCamargo Cancer Center), Dr João Santana da Silva (FMRP), Dra Patricia Veras (FIOCRUZ-BA) e Dr Alexandre Reis (também um dos coordenadores do ChagasLeish 2019). O INCT-DT esteve também representado por mais de 20 posters apresentados por nossos alunos.

 

 

O MEDTROP-PARASITO 2019 foi encerrado com a conferência da Dra Selma Jerônimo (UFRN), que é sub-coordenadora do INCT-DT. Em sua brilhante conferência, Selma falou sobre os desafios de se fazer pesquisa em doenças negligenciadas nas atuais conjunturas, apresentando também resultados de seu grupo nas áreas de pesquisa e educação.

 

A Dra Walderez Dutra, membro do INCT-DT, foi uma das presidentes do MEDTROP-PARASITO 2019, representando a Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.

 

 

 

 

 

Membros do INCT-DT em descontraída reunião social, na segunda noite do MEDTROP-PARASITO 2019, em Belo Horizonte.